ROTEIRO DE ENTREVISTA DE EMPREGO

 ROTEIRO ELABORADO POR TAIS TARGA

 1 – Informações sobre a pessoa e quebra-gelo:

Naturalidade, idade, estado civil, com quem mora, se tem filhos, tem irmãos, o que os pais e o cônjuge fazem e  etc.

 

2 – Formação:

Onde estudou, por que escolheu o curso de graduação e pós- graduação, quando se formou, outros cursos que tenha feito. O que pretende fazer para reciclagem profissional nos próximos anos.

 

3 – Trajetória profissional:

Empresas pelas quais passou, quanto tempo ficou, quais foram os principais desafios, motivo de saída, experiência, competências desenvolvidas, resultados obtidos, relação com diversos níveis hierárquicos.

 

4 – Conhecimentos de informática e/ou software e programas específicos  e idiomas. Onde estudou o idioma, como adquiriu fluência, se utilizava o idioma no seu último trabalho. Se possível, realizar uma ou duas perguntas no idioma requerido.

 

5 – Atividades sociais, conhecimentos gerais  e hobbies:

Hobby, religião, esporte, atividades sociais, leituras, trabalhos voluntários e etc. Pode-se pedir para que o profissional emita sua opinião sobre temas polêmicos, tais como: legalização do aborto e da maconha, casamento homo afetivo, redes sociais na empresa e etc.

 

6 – Planos para o futuro:

Pretende seguir para qual área profissional? Que outro curso (pós-graduação) pretende fazer? Sonhos e objetivos profissionais e pessoais. Se pretende se casar, aumentar a família e etc.

 

7 – Motivação:

O que espera de uma empresa para trabalhar feliz? Qual seria o gestor ideal?

 

8 – Auto-avaliação:

Quais suas características de personalidade que o valorizam? E quais deveria melhorar em si mesmo? Pontos que o destacam e pontos a lapidar ou como alguns dizem grosseiramente: qualidades e defeitos. Ao final eu sempre peço para que o profissional escolha uma palavras que o defina, ex. honestidade, sinceridade, competência.

9 – Salário:

Quanto ganhava no último emprego? Quais os benefícios? Qual a pretensão atual?

Você pode se interessar por

Um comentário

  • Paulo Galvão 20 de Março de 2017   Resposta →

    Excelente roteiro! Obrigado por sua contribuição.

Deixe um comentário