Relacionamento Interpessoal no Trabalho

25/03/2014 Por: taisbr

Em qualquer empresa, em qualquer área, o relacionamento entre pessoas é inevitável. Sejam colegas, superiores, clientes ou fornecedores, não há como escapar de um contato mais próximo. Entretanto é necessário ter cuidados para não extrapolar a proximidade e trazer problemas para a carreira. Veja as dicas da headhunter e partner da TTarga Career Consulting, Taís Targa.

Taís diz que a maior falha de um profissional é no relacionamento interpessoal. “Um profissional bem relacionado consegue motivar melhor sua equipe, alcança melhores resultados e consegue burlar a burocracia de algumas empresas”, explica. Essas pessoas acabam sendo as primeiras na lista para uma promoção por conta dessa característica.

Moderação

Se dar bem com os colegas é saudável, contudo é necessário cuidado com o exagero de compartilhamento. “O ambiente de trabalho não é local de confidências íntimas, desabafos emotivos, fofocas ou extravaso emocional”, destaca a headhunter. Em eventos fora do trabalho, a sugestão é relaxar um pouco mais, porém sempre com moderação.

Colocando limites

“Colega de trabalho não é amigo íntimo”, afirma Taís. Em alguns casos a amizade, pode ficar próxima, desde que não haja um nível de subordinação. Já os relacionamentos amorosos são aceitos por algumas empresas, mas não se deve externar intimidades dentro do ambiente profissional, pois não condiz com uma imagem de seriedade.

Níveis de hierarquia

O organograma das empresas é muito dinâmico. Um colega pode virar chefe, um subordinado pode se tornar seu colega em questão de dias. Por isso, trate com educação, cortesia, bom humor e discrição todos com quem convive. “Os cuidados em termos de relacionamento valem para qualquer nível hierárquico”, explica a headhunter.

Já com clientes, fornecedores e parceiros, a relação deve ser muito profissional. Alguns eventos sociais são permitidos, destaca Taís, como happy hours e festas de empresa. Entretanto, maneire na bebida para não causar situações constrangedoras.

Fonte: Blog Deville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.