Que foto usar (ou não) no linkedin?

Se você tem ou quer fazer um perfil no linkedin seja bem cuidadoso na hora de escolher a foto. Tenha sempre em mente que o linkedin é uma rede de contatos profissionais e portanto, a sua imagem deve necessariamente estar em um formato que esbanje profissionalismo. Portanto, segue abaixo uma série de fotos que eu tenho visto bastante e que você deve evitar:

– Fotos visivelmente recortadas – geralmente são recortes de fotos tiradas em festas e outros eventos, onde aparece um fundo cheio de elementos ou ainda pedaço de outra pessoa que foi cortada.  Também não fica legal para o público feminino uma foto de um casamento por exemplo, pois o penteado e a maquiagem são um pouco exagerados para uso profissional. Fora que com o recorte a foto perde resolução e às vezes fica “pixelada”.

– Fotos com outras pessoas – Linkedin não é facebook e o perfil é sempre individual, com fins unicamente profissionais, então não é adequado utilizar fotos com familiares ou animais de estimação, por exemplo.

– Foto de corpo inteiro – O espaço destinado à imagem no linkedin é pequeno e não fica muito elegante colocar uma foto de corpo inteiro ou mesmo de meio corpo, o ideal é utilizar uma imagem que apareça do busto para cima.

– Foto padrão 3X4 – Também existem aqueles que exageram na sobriedade da imagem (geralmente homens) e exibem uma foto de terno com um semblante sério, sisudo, sem muita expressão.

– Foto tirada pela webcam – Geralmente são fotos de qualidade ruim e m que as pessoas estão com um ar bem artificial.

Então abaixo, seguem algumas dicas na hora de escolher a foto para publicar na rede:

– Escolha uma foto com fundo neutro, pode ser uma parede ou até um quadro, desde que o mesmo não chame muita atenção.

– A foto deve ser do busto pra cima, o foco é o rosto. Não há necessidade de estar de terno (homens), mas também fica muito informal uma foto de camiseta. Escolha cores claras, não tão berrantes e fuja de estampas muito fortes.

– Peça ajuda de alguém que goste e entenda o mínimo de fotografia – vale à pena investir tempo para conseguir uma foto adequada. Lembre-se que é a primeira imagem (impressão) que quem visitar o seu perfil vai ter, então um certo capricho e esforço para esta foto vale muito à pena.

Tomando estes cuidados e seguindo estas dicas com certeza sua foto estará adequada e passará uma imagem profissional.

Se tiver dúvidas na hora de editar e preencher o seu perfil dê uma lida neste texto que eu abordo o assunto.

Dicar para Editar ou preencher o perfil no linkedin

 

Boa Leitura!

Taís Targa

Você pode se interessar por

3 comentários

  • Adriano 11 de novembro de 2014   Resposta →

    Pior mesmo, é perfil sem foto…

  • Jose Freitas 18 de novembro de 2014   Resposta →

    Vou modificar minha foto. realmente parece um pouco descuidada.
    Obrigado pelos conselhos!

  • suzi arnone 18 de agosto de 2016   Resposta →

    Suas colocações, contribuem muito para momentos de transição onde o profissional precisa de apoio e direcionamento. Coloca de forma clara, simples e direta, o que facilita muito a compreensão e administra a ansiedade do profissional no mercado.

Deixe um comentário