Dicas para Elaboração do Currículo

Por Taís Targa

IDENTIFICAÇÃO

Inicie o documento com o seu nome completo centralizado, registre o seu estado civil, nacionalidade, idade, endereço completo (com rua, número e complemento), CEP, cidade, Estado, telefone residencial, celular (todos com DDD) e e-mail. Não coloque nunca número de RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor, atestado de reservista e passaporte. Se a empresa necessitar destas informações será em um estágio mais avançado do processo seletivo.

OBJETIVO

Deixe claro o seu objetivo profissional. É importante pesquisar a respeito da vaga ou da empresa antes de definir o objetivo, pois dependendo da demanda da oportunidade ele pode ser alterado. Se você é um profissional da área Comercial pode colocar como objetivo COMERCIAL/VENDAS/NOVOS NEGÓCIOS. Trabalhe com títulos genéricos, pense nos últimos cargos para os quais se candidatou e tente utilizar as palavras mais recorrentes. Se estiver mandando o Currículo para uma vaga específica coloque o título da vaga no objetivo.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Liste os cursos de graduação, pós-graduação e especialização, do mais recente para o mais antigo, com ano de início e de término (se você ainda não concluiu o curso, coloque a palavra “cursando” e o período em que se encontra, por exemplo: “cursando quarto ano”). Não se esqueça das certificações e do MBA, se houver. JAMAIS coloque onde fez o ensino médio ou ensino fundamental, a não ser que o empregador peça.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

Apresente uma síntese de suas competências e habilidades profissionais. Faça uma análise de suas experiências anteriores e aponte as habilidades que teve que desenvolver para realizar suas tarefas. Neste item você poderá listar de modo geral as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira. Comece com um parágrafo que traduz toda a sua experiência, como por exemplo:

  • Profissional com mais de 15 anos de experiência na área Comercial – Vendas Técnicas, atuando com gestão de equipes, administração com foco em resultados, análise de mercado, estratégia de vendas, responsabilizando-se por contas estratégicas.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Geralmente a experiência é o ponto que mais chama a atenção dos recrutadores. Resuma seu histórico profissional, não se esquecendo dos seguintes pontos:

1. As empresas nas quais trabalhou (da mais recente para a mais antiga).
2. O período em que passou em cada uma delas.
3. Seu(s) cargo(s) na organização.
4. Uma breve descrição de suas funções e responsabilidades (pode descrever com maiores detalhes os pontos apresentados no Resumo Profissional).
5. Pode-se colocar também quais foram suas principais realizações, trabalhe com fatos e dados concretos de forma objetiva.

Se você é um profissional com alguma experiência de mercado, coloque seu histórico profissional ANTES da sua formação. Caso você seja estudante ou recém-formado coloque primeiro a formação acadêmica.

IDIOMAS

Liste os idiomas nos quais você tem algum conhecimento e, principalmente, seu nível (intermediário, avançado  ou fluência) em cada um deles. Se o nível for básico não vale à pena mencionar. Fique atento, pois alguns headhunters realizam parte da entrevista em um segundo idioma, principalmente o inglês. Então, só coloque fluência quando realmente for capaz de escrever, falar e entender no determinado idioma.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Caso você tenha alguma experiência de trabalho ou estudo no exterior, é hora de mencioná-la(s). Não mencione viagens de férias ou turismo. De ênfase a programas de intercâmbios e/ou estágios no exterior. Caso você tenha participado de programas internacionais pela empresa também pode mencionar. Pode colocar o ano, país, cidade ou estado e o que realizou.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por fim, liste suas habilidades específicas, como conhecimentos de microinformática, linguagens de programação, seminários e workshops relevantes, meramente profissionais. Nunca cite cursos esportivos e atividades de lazer. Se você desenvolve alguma atividade voluntária, é hora de mencioná-la.

Dicas gerais:

SEJA PRECISO. Seu currículo deve conter, no máximo, duas páginas. Utilize processadores de textos (esqueça programas gráficos, HTML ou máquinas de escrever) e escolha uma fonte simples, sóbria. Não utilize FOTO nem figuras. Não é necessário assinar ao final do documento.

UTILIZE PALAVRAS-CHAVES. Seu currículo pode ficar armazenado em um banco de dados inteligentes, o que significa que o empregador pode selecioná-lo por determinados campos.

MENCIONE INFORMAÇÕES QUE PODEM SER COMPROVADAS. Você pode ter surpresas desagradáveis no futuro (se houver futuro para você na carreira). Não inclua experiências que não possua.

FAÇA UMA REVISÃO CUIDADOSA DO TEXTO. Corrija possíveis erros de ortografia e concordância e capriche na apresentação do Currículo, não amasse, nem rasure. Não é necessário encadernar ou colocar capa. As informações devem ser sempre atualizadas.

NÃO ESCREVA NADA SOBRE SALÁRIO. A não ser que o empregador exija saber qual é sua pretensão salarial.

NÃO COLOQUE REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS. Se isto for necessário o empregador solicitará em um momento mais avançado do processo seletivo.

FAÇA UMA BREVE CARTA DE APRESENTAÇÃO NO CORPO DO E-MAIL. Cite sua formação, a área de atuação, o tempo total e a experiência e o idioma que domina. Coloque no título do email o cargo para o qual está se candidatando ou o objetivo do Currículo.

 

Você pode se interessar por

41 comentários

  • Eduardo Robsn 15 de fevereiro de 2016   Resposta →

    Muito Bom, obrigado pela dica.
    um grande abraço.

  • SCHUBERT DE CASTRO 18 de fevereiro de 2016   Resposta →

    BOA NOITE TAIS!

    GOSTEI DAS DICAS SIMPLES E JÁ REFORMULEI O MEU CV.

    A SORTE FOI LANÇADA!

    MUITO OBRIGADO!

  • Fabricio 1 de março de 2016   Resposta →

    Boas dicas ! vai ser de grande importância esses detalhes .

  • Coutinho 6 de março de 2016   Resposta →

    Muito obrigado pela dica.

  • Samuel Henrique Watanabe 7 de março de 2016   Resposta →

    Bom Dia Sra. Tais,

    Excelentes dicas, muito útil, obrigado.

  • Rogélia Florentino 7 de março de 2016   Resposta →

    Olá Tais! Omitir estado civil (divorciada) e filho pode ser aceito?(devido ao preconceito). Tem sugestão de fonte e tamanho?Posso
    colocar mês/ano no rodapé do CV ou delimita validade?Posso colocar frase de conscientização ambiental no final?(minha identidade)

    Cordialmente,

    Rogélia Florentino

  • Éder Martins 3 de abril de 2016   Resposta →

    Tais, obrigado pelas dicas, vou reformular o meu CV e meu LinkedIn, espero ter mais sorte.
    Mas continuo aguardando a resposta do meu email.
    Obrigado e um abraço.

  • Ivã Calumby Raffo 11 de abril de 2016   Resposta →

    Obrigado pelas dicas

  • Maria Helena 19 de abril de 2016   Resposta →

    Bom dia Srta. Tais!
    Muito obrigada pelas dicas, vou remodelar meu currículo.

    Abraço
    Maria Helena

  • Patricia Araujo 23 de abril de 2016   Resposta →

    Ótimas dicas! Estão ajudando muito na elaboração dos currículos de meus alunos de Qualificação profissional! ! ! !

  • Fernanda 8 de maio de 2016   Resposta →

    Boas dicas! Obrigada pela orientação

  • Fabiana 9 de junho de 2016   Resposta →

    Oi Tais.

    Estou adorando suas dicas.
    Estou desempregada há 3 dias depois de 9 anos de trabalho em uma empresa. Não consigo ficar parada e já quero uma nova oportunidade.

    Confesso que eu não sei ainda por onde começar nesta procura.

    Suas dicas estão me ajudando muito na elaboração do meu currículo.

    Muito Obrigada.

    Fabiana Sousa

  • Alaíres Sílva 19 de junho de 2016   Resposta →

    Bom dia
    Excelentes dicas, grato pela gentileza de compartá-las

  • Paulo O. Júnior 19 de junho de 2016   Resposta →

    Bom dia, dicas nota 10.
    Obrigado!

  • Roberto de Souza Jr 21 de junho de 2016   Resposta →

    Excelentes dicas. Obrigado

  • Leomar Schultz 26 de setembro de 2016   Resposta →

    Bom dia, Taís!
    Muito útil!
    Obrigado pela excelente dica!

  • Técnico em Estradas & Edificações - Fiscal de Obras 19 de janeiro de 2017   Resposta →

    Prezada, boa noite ! Felicidades.

    Você é uma Profissional competentíssima e te desejo grandes realizações na sua Vida juntamente aos seus Familiares em nome
    do Senhor JESUS.

    Muito obrigado.

  • Rose 20 de janeiro de 2017   Resposta →

    Ótimas dicas, será muito útil para minha caminhada em busca de um novo emprego. Obg

  • Mariléa Goulart 10 de fevereiro de 2017   Resposta →

    Excelentes dicas. Obrigada Tais.

  • Francisco Henrique Pereira de Souza 18 de fevereiro de 2017   Resposta →

    Tais, boa tarde!
    Sim, as dicas são muito úteis. Realmente hoje encontramos várias pessoas se apresentando como especialistas em elaboração de currículos. Porém, um currículo elaborado com suas dicas, é o que eu gostaria de receber se estivesse selecionando candidatos.
    Muito obrigado!

  • Ingmar Augusto de 3 de abril de 2017   Resposta →

    Tô seguindo suas orientações, pode enviar mais. Bjs e obrigado

  • Ademir 2 de junho de 2017   Resposta →

    Você é uma mulher linda e talentosa. No interior deve ser muito mais. Parabens!

  • Ana Claudia Rodrigues 11 de junho de 2017   Resposta →

    Bom Dia Sra. Tais,

    Bastante proveitosa as dicas, gostei muito, porém algumas das dicas eu já tinha o conhecimento, mas talvez eu não estou sabendo me expressar, acredito eu que um dos meus maiores problemas quanto a uma oportunidade de emprego seria o caso de varias experiencias mas em pouco tempo de empresa pois na minha adolescência não me dei conta o quanto isso me prejudicaria hoje, acho que isso pesa mais do que eu não ter ensino superior ainda. Hoje estou lutando por um emprego e não consigo, mesmo sabendo que darei o meu melhor e sei que tenho capacidade mais me falta oportunidade, então gostaria de saber se poderia me ajudar com meu currículo e ver onde esta meu erro, por gentileza.

    Agradeço desde já.

    Att: Ana Claudia Rodrigues

  • Lourival 8 de julho de 2017   Resposta →

    Muito boa dicas se estivesse perto iria ti pedir pra elaborar meu cv

  • Anderson Rossim 14 de julho de 2017   Resposta →

    Dicas muito valiosas.

  • claudia cristina lessa 1 de agosto de 2017   Resposta →

    bom dia agradecida adorei as dicas

  • José Rubens de Paiva Renó 8 de agosto de 2017   Resposta →

    Taís.
    Excelentes dicas. Vou reformular e te enviar ok?
    Parabéns e obrigado.

  • Claudinei Ferreira 20 de agosto de 2017   Resposta →

    Bom dia tais obrigado pela dica

  • Ana Santos 24 de agosto de 2017   Resposta →

    Adorei as dicas! Muito Obrigada! 😉

  • Fabio de Souza Martins 24 de agosto de 2017   Resposta →

    Boa noite!
    Agradeço pelas orientações, são excelente dicas e detalhes, estarei atualizando meu CV e implementando-as de imediato.
    Obrigado! Felicidades e sucesso!
    Abraços…

  • Marcone Caixeta 15 de setembro de 2017   Resposta →

    Excelente! Obrigado Tais, pelas dicas.

  • Vanessa Cantalice 17 de setembro de 2017   Resposta →

    Ótimas dicas. Vou revisar o meu currículo. Obrigada por sua dedicação Taís.

  • Denise 26 de setembro de 2017   Resposta →

    Gostei das dicas, mas continuo com uma dúvida… quando o Ensino Médio é técnico e relacionado à vaga, não seria melhor incluir ele do que deixar de fora do curriculo?

  • Evelize 6 de novembro de 2017   Resposta →

    Muito obrigado Tais pelo seu trabalho , tem me ajudado muito. Reformulei meu currículo. que Deus te abençoe , informações valiosas que você nos ensina, graças a Deus que existem pessoas como você.

  • Jackson Virgulino da Silva 10 de novembro de 2017   Resposta →

    Obrigado pelas informações acredito que sua orientação será muito útil.

  • Welton 24 de novembro de 2017   Resposta →

    Excelente texto, explicações diretas e especificas.

  • Elaine 9 de abril de 2018   Resposta →

    Obrigada, Taís. Farei algumas reformulações a partir de suas dicas!!!

  • Patricia Rodrigues 22 de agosto de 2018   Resposta →

    Tais, boa tarde. Uma dúvida… Minha maior experiência é em facilities, minha ultima experiência foi em RH, mas em controle de ponto. Como devo descrever? Meu cv esta como Analista de Facilites/ Analista Administrativo e assistente de RH. Está correto? Gratidão pelo seu trabalho.

  • Pacifico 27 de setembro de 2018   Resposta →

    muito obrigado pelas dicas ,e muito importante, cada dia aprendemos mais

  • Leonardo ciolfi 1 de outubro de 2018   Resposta →

    Reformulei o meu e senti uma grande diferença.

  • Marcelo Venancio 9 de janeiro de 2019   Resposta →

    Obrigado Tais! Ótimas dicas!

Deixe um comentário