Blog

Como escolher a roupa para ir à entrevista? Manual de sobrevivência

20/03/2019 Por: taisbr
Como escolher a roupa para ir à entrevista - TTarga

A gente sabe que uma entrevista é fundamental para a recolocação de um profissional. Por isso eu quero hoje falar sobre um aspecto que deixa muita gente na dúvida, a roupa que você usa para participar das seleções. Não dá para negar que o modo como você se veste dá ao entrevistador pistas do seu perfil profissional.

Daí a necessidade de prestar atenção nesse detalhe. Vamos começar com os homens. É bom você saber que as empresas estão cada dia menos conservadoras em relação ao uso do terno.

Isso significa que talvez ele possa ser dispensado, a menos que se trate de empresas da área financeira, como bancos e auditorias, ou ainda de escritórios de advocacia.

Se for de terno, saiba que quanto mais escuro ele for, mais formal ele é. Especialistas em moda costumam indicar bastante o azul marinho para pessoas que vão a seleções de emprego. Evite as gravatas muito estampadas e escolha uma cujo tom possa ser combinado com a camisa ou com o paletó. E as meias devem estar em sintonia com o tom da calça ou com a cor do sapato.

Para quem pode se vestir de maneira menos formal, é possível usar uma calça jeans escura ou então uma de sarja preta. Sempre que puder, use o blazer. Ele ajuda a trazer o tom formal que a ocasião deve ter. Só cuidado com um detalhe: se estiver um dia quente lembre de tirar o blazer na hora da entrevista, principalmente se o local não tiver ar condicionado. Não adianta você estar superelegante e suar demais e ficar vermelho igual a um tomate. Camisas lisas e de mangas compridas completam as dicas que daremos hoje aos homens.

Para as mulheres, se a entrevista for em empresas que requerem um grau de formalidade maior, use um Tailleur, uma camisa discreta e saia ou calça preta ou ainda um vestido social e discreto. Cuidado com as sandálias abertas. Geralmente elas não são bem vistas em organizações que exigem vestimentas mais formais ou em fábricas (questão de segurança no trabalho).

Por isso prefira os sapatos fechados e de salto alto, desde que você seja acostumada a usá-los. Não adianta arrasar no look e no estilo e não conseguir se sustentar em cima de um sapato alto. Já estive com pessoas que pelo simples caminhar davam muitas pistas de que salto alto não era nada amigável e pareciam que iriam tropeçar à qualquer momento. Isto é agoniante para ambos os lados. Respeite seu estilo. Mas, olhe, você não precisa usar salto agulha, ok? De repente é necessário ir a uma área de produção ou subir escadas e este tipo de calçado não é nada confortável para situações assim.

Maquiagem é algo que deve ser sempre leve e discreto. Da mesma maneira, fuja dos decotes, das roupas transparentes, justas demais ou excessivamente coloridas. Isso vale para todo o look, inclusive para as roupas íntimas. Quando se olhar no espelho, pense: meu CV tem aparecer mais do que a minha maquiagem ou a minha roupa.

Outra coisa: só venda para a empresa a imagem que você pode entregar. Isso significa que não adianta ir de roupa social e escova no cabelo para a entrevista e, depois de ser contratada, aparecer de cabelo preso e calça legging para trabalhar.

Isso com certeza gerará problemas a você no novo trabalho. Lógico que todos querem passar uma boa impressão na entrevista. Mas você pode ir com o cabelo escovado trabalhar a maior parte ou todos os dias da semana? Se não, arrume-se, mas não escove o cabelo no dia da seleção.

Outra coisa que muita gente não dá muita atenção, mas que é importante é ter cuidado é o perfume que se usa. Muitas vezes a entrevista acontece em uma sala pequena e sem circulação de ar. Sem contar que há recrutadores que têm rinite. Portanto, a dica é: cuidado com a fragrância do perfume e até com a do desodorante neste dia, ok?

Eu sempre indico aos clientes já deixarem pronto 3 looks para processos seletivos. Coloque tudo em cima da cama, roupa, sapato, acessórios, pasta e etc e tire uma foto. Assim quando tiver uma entrevista marcada é só escolher um dos looks sem pensar ou gastar energia mental. Também tenha em mente a cultura e o tipo de empresa que irá lhe entrevistar. Se for uma start up pode se vestir de maneira bem arrojada, nem pense em aparecer de terno ou tailler. Neste caso pode ir para entrevista até de all star. Agora se for uma empresa de auditoria lembre de usar um estilo mais formal e cores sóbrias.

Algumas áreas e/ou profissões também exigem uma adaptação no estilo. Por exemplo, se você é um profissional de marketing ou de publicidade e propaganda lembre-se de mostrar que você tem um estilo próprio e singular, vista-se de maneira mais arrojada e moderna.

Os acessórios também são importantes e se você for à uma empresa de tecnologia evite levar uma agenda física. Isto dá uma dica de que você não está tão adiantado em termos de tecnologia. Evite também ir com acessórios, bolsas principalmente, falsificadas ou muito desgastadas.

Arrume sua roupa no dia anterior, veja se não tem nada descosturado, amassado ou manchado. Assim no dia da entrevista você não precisa lidar com surpresas desagradáveis. Tenha sempre no seu carro uma troca de roupas, principalmente quando a entrevista for no fim do dia. Acidentes acontecem e o mais importante é evitar qualquer situação que lhe deixe nervoso. Eu lembro do dia em que estourei uma caneta em uma calça bege e depois de 5 minutos tive que fazer uma apresentação para 50 pessoas. Me senti péssima e com certeza a minha performance não foi das melhores. Imagina se fosse uma entrevista de emprego, eu entraria em pânico. Então, sempre tenho no escritório ou no carro uma roupa reserva. Parece exagero, mas me dá um tipo de segurança emocional, rs.

Espero que você utilize essas dicas e compartilhe comigo a sua experiência. Vou adorar ler o seu comentário.

Tais Targa – JOB HUNTER

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação e colaboradora de conteúdo na RIC TV – Record PR.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.

Se quiser saber tudo sobre a minha vida e carreira me siga no Instagram.

Leia meus textos no Linkedin – Clique aqui e veja meu canal no Youtube.

Cadastre-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Recolocação, LinkedIn, Carreira, Vagas e Empregos. Ainda é grátis.

Um comentátio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.