Como driblar o nervosismo na entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego representa a possibilidade de uma mudança mais do que significativa para a vida das pessoas. É por isso que a preocupação sobre se você irá bem ou não é inevitável, por mais confiante que você esteja.

Apesar de não haver uma regra estabelecida para todos os tipos de entrevista, é possível apontar algumas formas de preparo para antes desse momento acontecer e algumas atitudes positivas para adotar durante esta etapa do processo seletivo.

Dê uma olhada nas dicas simples e fáceis de seguir que preparei. Elas podem te ajudar a aumentar suas chances de ir bem em qualquer entrevista.

Antes da entrevista

Se você acha que o dia ou as horas antes da entrevista não importam, você está muito enganado. Eles contam muito e podem fazer toda a diferença no seu resultado final. Aproveite esse tempo para:

  • Descobrir sua motivação

O que te motiva a se esforçar e dar sempre o melhor de si? Se isso não está claro na sua cabeça, pode ser que você esteja tendo problemas na hora de se dedicar completamente.

É fundamental ter algo que te inspire e te motive a doar-se por inteiro para os seus objetivos. Com isso na cabeça, você chega à entrevista bem mais determinado e focado a ir bem.

Meu filho é uma das minhas maiores motivações na vida. Quando olho uma foto dele, eu consigo ter a certeza do que me move e de onde quero chegar. Descubra o que te motiva. Isso é essencial.

  • Alimentar-se bem

Não tente inventar uma dieta nova no dia da entrevista, pois você pode acabar se arrependendo depois. Como o nervosismo costuma estar alto, comer algo diferente é capaz de gerar um revertério em seu aparelho digestivo, fazendo com que você passe mal.

Lembro de um dia onde eu comecei uma nova dieta e a noite só comi carne e salada. No dia seguinte fui para uma reunião superimportante. A sala era imponente, o pé direito enorme e dava pra ouvir a respiração de todos. Passados uns 15 minutos a minha barriga começou a fazer barulho, tudo estava revirando compulsivamente. Eu não consegui me concentrar na reunião, pois sabia que todos estavam ouvindo aquela barulheira.

Por isso, coma o que você está acostumado e mesmo assim não exagere. Beba bastante água, prefira frutas, verduras e alimentos que lhe deem energia.

  • Ter uma boa noite de sono

Pode ser que dormir bem na noite anterior à entrevista seja difícil graças à ansiedade do próximo dia. Mesmo assim, faça um esforço para dormir pelo menos 7 horas seguidas. Ler algum livro, tomar um chá e um banho quente são ações que podem ajudar nisso. Lembre-se de ver se o celular está carregando e se possível ajuste dois despertadores. Avise a família que não quer ouvir problemas nesta noite e antes de dormir pense em pessoas, circunstâncias e realizações que lhe trazem bem-estar. Não leve a entrevista para a cama, pense tudo o que tem que pensar antes de se deitar.

  • Praticar a meditação

A meditação já foi comprovada por cientistas como sendo uma das atividades essenciais para a nossa qualidade de vida. Ela proporciona mais concentração, calma, foco, sabedoria e bem-estar. Além disso, ela ajuda a melhorar nosso estado emocional e reduz o estresse da antecipação.

Para meditar, você só precisa de um ambiente silencioso e confortável, assim como de uma música relaxante ou um ponto de foco (por exemplo, a sua respiração). Tente esvaziar a sua mente por pelo menos alguns minutos. Foque nos seus pensamentos e na sua respiração. Caso prefira, no YouTube tem vários áudios de meditações guiadas. Cinco minutos de meditação já podem operar milagre na sua vida.

Durante a entrevista

Também existem atitudes importantes que não devem ser esquecidas durante a entrevista. Confira a seguir algumas:

  • Não julgue o recrutador

Não tente imaginar o que o recrutador está pensando ou se ele é uma pessoa boa ou ruim. Isso não é importante para você agora. Concentre-se em dar o melhor de si e não se deixe levar pelas atitudes dele.

  • Tenha o tempo em mente

Logo no início da entrevista, você pode perguntar ao entrevistador quanto tempo vocês têm para conversar. Dessa forma, você já sabe o quanto pode falar e com isso divide bem os minutos para não deixar nada de lado.

  • Mantenha uma boa postura

Chegue à entrevista com uma atitude vitoriosa (não arrogante) e segura. Não relaxe a sua postura corporal, procure ter sempre um sorriso em seu rosto e não se esqueça do bom-humor. Lembre-se de que o recrutador presta muita atenção não apenas na sua fala, mas também no seu comportamento.

Agora que você já conhece essas dicas sobre o que fazer antes e durante as entrevistas de trabalho, que tal colocar em prática e vir aqui contar os resultados?

 

Taís Targa

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.

No instagram você pode ter um contato mais direto comigo. Aguardo sua presença ♥.

Você pode se interessar por

Deixe um comentário