Entrevista de Emprego – Sobre meus defeitos… O que falar?

25/03/2014 Por: taisbr

Eu sempre me preparo bem antes de fazer uma entrevista. Costumo pesquisar em sites sobre o que os entrevistadores normalmente perguntam. Li em algum site, não me lembro qual, que quando é perguntado ao candidato qual é ou quais são seus defeitos muitos estão dizendo que são perfeccionistas ou exigentes demais. Que isso já está virando clichê, e que os entrevistadores não estão gostando muito de ouvir isso. Eu costumo dizer isso nas entrevistas, mas no meu caso eu realmente sou perfeccionista e exigente. Gostaria de saber como eles terão certeza de que é mentira ou verdade e quais defeitos são bons ou ruins para dizer em uma entrevista?

Gabriela da Silva Gualberto
Contagem / MG

Gabriela, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente nível da pergunta, pois é um assunto que tem gerado muita controvérsia entre os entrevistadores e demais profissionais da área de RH. Esta pergunta sobre “qualidades e defeitos”, ou da forma mais politicamente correta: “pontos fortes e pontos a desenvolver” deveria ser abolida das entrevistas de seleção, pois todo mundo sabe que ela será feita e os candidatos já têm um script bem ensaiado para respondê-la. Realmente virou um clichê falar que perfeccionismo ou demasiada exigência é um “defeito” ou um “ponto a desenvolver”, pois na maioria dos casos são características que podem ser consideradas mais no aspecto positivo, ou seja, como uma qualidade. Pode soar como uma “defesa” do candidato ou uma forma de tentar driblar este questionamento e camuflar outros pontos a desenvolver.

Ás vezes pode soar melhor relatar como defeitos a ansiedade demasiada, a impaciência com o erro e falta de comprometimento dos outros, a timidez para falar em público e/ou a objetividade exacerbada. São “defeitos” perdoáveis e que não passam a impressão de estar “enrolando” o entrevistador. Também é interessante acrescentar de que está atenta a estes pontos e que já melhorou bastante, pois isto mostra que tem bom nível de autoconhecimento e flexibilidade para mudanças!

Boa Sorte!
Tais Targa

Fonte: Coluna Pergunte ao Especialista no site Empregos.com.br

15 comentários

  1. Muito boa essa resposta, normalmente as pessoas enrolam, enrolam e não dizem nada. Parabéns, excelente explanação.

  2. Boas dicas, Taís. Esta é uma pergunta para a qual temos que estar sempre preparados. Ela dá as caras em TODAS as entrevista de emprego.

  3. Parabéns! Ótimas dicas, tem me ajudado muito. Vou continuar acompanhando e comentando quando possível.

  4. Gostaria de fazer outra pergunta um pouco mais polêmica…
    Porque os processos seletivos são tão arcaicos?
    Porque mesmo tendo graduação, pós-graduação, experiência e mesmo certificações que comprovadamente garantem muito mais conhecimento do que simples provas técnicas, candidatos ainda são submetidos a extensos processos seletivos que muitas vezes não garantem avaliar todo o potencial dos candidatos e acabam em um “Não” ou ainda pior… uma falta de respeito por parte dos recrutadores em não dar retorno ou demorar mais de meses para dar um retorno.
    Trabalho com TI (desenvolvimento de sistemas), a tecnologia evolui de forma incomparável, a cada 2 anos muita coisa muda, como um processo seletivo tem o mesmo formato há anos? Uma simples conversa serve para validar o conhecimento, e não diga que a prova filtra… pois é sacal, que fosse feita uma análise através do CV afinal o CV ainda também tem o mesmo modelo, e depois uma breve conversa com os que se encaixam no requisitos.
    Outra a pergunta sem fundamento é sobre pretensão salarial… a empresa já tem um orçamento porque não dizer o salário da vaga?
    Se observarem em vagas internacionais é muito comum ter o valor ou seja você já concorre sabendo o esperam de você e te pagam o justo pela posição. Parece que no Brasil deixam às escuras pois quem pedir menos é contratado… ai já pode-se esquecer o princípio de transparência da empresa…

  5. Legal esta questão Taís, no entanto, como você mesma enfatizou, está sim na hora de Excluir esta questão das entrevistas, pois, não só as respostas estão ficando enfadonhas como esta pergunta já é bem “batida”, já está há muito tempo no “mercado”.

  6. Excelente observação. Esta é a mais coerente resposta para esse clichê de entrevistas. Grato pela dica. Abs.

  7. Oi Taís, gostei muito das dicas. Felizmente não precisei delas em minha primeira entrevista depois de mais de 22 anos. Nos 4 meses que estou desempregado, a única entrevista que participei o entrevistador praticamente bateu um papo comigo e não fez estes questionamentos, mas fez algumas perguntas que não imaginava que seriam feitas. Porém, as respostas eram fáceis e não houve necessidade de inventar ou responder pomposamente. Foi só falar a verdade. Bom, acho que as respostas foram boas, me chamaram para trabalhar.
    Também quero dizer que seus emails, posts e demais compartilhamentos, são muito bons e tenho tirado proveito deles. Só gostaria de me organizar um pouco melhor para conseguir lê-los prontamente. Falando nisto, tem algum artigo sobre o assunto?
    Abraço

  8. Tais, como sempre dando boas dicas de modo simples e objetivo. Muito bom. Abraços.

  9. Excelente post, concordo quando diz que essa pergunta deveria ser abolida, pois o candidato ja tem isso em seu script, prefiro entrevistas baseada em competências onde comento situações do dia a dia, e assim, consigo visualizar as qualidades e defeitos do candidato.

  10. Prezada Taís,
    Agradeço muito sua disposição em repassar dicas e sua experiência sobre missão tão importante que é a busca pelo próximo emprego/colocação.
    Parabéns.

  11. Tais.boa tarde bom questionamento e eu responderei para vc que como pontos positivos sou Responsável, Focado, honesto.
    Como ninguém gosta de falar sobre os negativos.diria que sou ansioso e um pouco de perfeccionismo mas ambos melhorando.obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.