Dicas Para Entrevistas de Emprego Não Presenciais

25/03/2014 Por: taisbr

Candidatos subestimam contato por telefone e podem minar as suas participações nos processos seletivos pelo simples despreparo.

Por Taís Targa

É inegável que a tecnologia possibilitou diversas formas de interação e aproximou pessoas que por motivos geográficos dificilmente iriam se encontrar. Tais avanços repercutiram diretamente nos processos de recrutamento e seleção das empresas e a busca por funcionários agora é global ao invés de local. As informações são recebidas em tempo real pelos candidatos e as entrevistas de seleção formais e presencias dão espaço agora às entrevistas por telefone ou por outros aplicativos (vídeo conferência) e se tornaram muito comum na vida dos Head Hunters. Dificilmente um selecionador irá agendar uma reunião presencial sem antes ter feito uma prévia com o candidato por telefone ou através de outro recurso de comunicação.

Geralmente os candidatos subestimam a entrevista por telefone e por em poucos minutos acabam minando as suas participações nos processos seletivos pelo simples despreparo. Lembro como se fosse ontem de uma situação que eu própria vivencie há alguns anos.

Estava participando como candidata de um processo seletivo para uma empresa multinacional americana e o sócio do escritório de São Paulo me ligou e perguntou se eu poderia lhe responder algumas perguntas. Eu, na maior ingenuidade respondi que sim e como estava em uma rua bem barulhenta entrei na primeira lojinha que avistei. Enquanto o sócio fazia perguntas sobre pretensão salarial e minha experiência anterior, as pessoas que circulavam pela loja pararam para observar, o que me deixou muito nervosa e o pior aconteceu quando o sócio decidiu continuar a entrevista em inglês para testar minha desenvoltura no idioma. Não preciso dizer que foi um desastre, gaguejar já horrível, imagine eu gaguejando em inglês no meio da loja de R$1,99… No entanto, mas por sorte do que por juízo, acabei tendo depois a oportunidade de me redimir e conversar pessoalmente com o tal sócio. Portanto, para evitar situações como estas seguem algumas dicas para ter sucesso em entrevistas não presenciais.

•Posicione-se corretamente ao telefone, pois se estiver muito relaxado, por exemplo, deitado no sofá o seu tom de voz não estará adequado. Fora que corre o risco de ser surpreendido com um bocejo impertinente.
•Não de respostas monossilábicas ao explicar suas habilidades e talentos. Por exemplo, se o entrevistador perguntar seu domínio de Excel, mencione sobre o último curso que fez e que recursos sabe utilizar deste aplicativo.
•Nem pense em dar a entrevista de pijama, se vista de acordo para criar um ambiente mais formal e projetar uma auto-imagem profissional.
•Se for participar de vídeo conferência evite tons claros, cores berrantes ou estampas elaboradas, o pretinho básico cabe perfeitamente para esta ocasião.
•Tente transmitir uma postura otimista e mostre-se entusiasmado quando for falar de si.
•Tenha seu Currículo e outras anotações à mão. É interessante anotar as perguntas e deixar para realizá-las em momento oportuno, geralmente ao final da entrevista. Evite misturar os papéis, pois quando folheados rapidamente podem fazer bastante barulho.
•De preferência, esteja em um lugar calmo e livre de platéia e barulho. Nada mais desagradável do que ter cachorro latindo ou criança chorando como música de fundo.
•Se for surpreendido por um telefone em um ambiente ou momento desfavorável, peça elegantemente o telefone do selecionador e retorne a ligação em um momento seguinte, pode inclusive já pré-agendar este horário ele.

Fonte: Site Empregos

6 comentários

  1. Bem interessante esse artigo, pois já passei por alguns processos de entrevista por telefone, onde não fui bem sucedido e tenho, ainda, muita dificuldade para esses momentos.
    Quando o recrutador pede para eu falar do meu momento atual, sempre sinto muita dificuldade.
    Abs
    Hugo

  2. Olá boa tarde agradeço vocês pelo contato estou um pouco desatualizada em ser entrevistada por Telefone sei que no mundo tecnológico que vivemos preciso buscar me atualizar para poder responder pelo menos um questionário online tenho tentado fazer isso mas me sinto perdida. Quando consigo me conectar, eu não consigo salvar as questões para enviar. Ao mesmo tempo tenho medo de não consegui conciliar trabalho e faculdade. No momento estou no quarto semestre de enfermagem as disciplinas estão ficando cada vez mais difícil. E se é para fazer uma faculdade e não entender o que estou fazendo prefiro não fazer.

  3. Mais uma vez quero agradecer á Tais por nos brindar com dicas muito preciosas, elas vêm sempre no momento certo.
    Pela parte que me toca eu estou sempre atento aos seus posts;dicas e intervenções.
    Aproveitando este meu comentário quero deixar uma questão a TaisTarga; Qual o procedimento ou que resposta dar as propostas de emprego que exigem ao candidato que apresente um valor salarial pretendido ?
    Abraços
    Norbertto Lima da Silva

  4. Boa tarde Thaís! Já fui entrevistado por skeyp, porém, não fui informado do resultado da mesma.
    Tenho uma dúvida em relação aos sites de empregos tais como: busco jobs, infojobs,vagas.com, linkydin. Sou técnico de edificações com mais de quinze anos de experiência e estou desempregado desde setembro de 2015. Parcipei de suas palestras online sobre elaboração de currículos e ainda não fui chamado para nada. O que será que está faltando no currículo? Posso lhe encaminhá – lo para análise do mesmo?

  5. Passei esta semana por uma entrevista por telefone, e confesso que fiquei surpresa com este novo método, agora é esperar o resultado.

  6. Gratidao Taís pelas suas dicas e seu relato ( que teve momentos engraçados como : inglês na loja de 1,99)ver este artigo seu veio no momento apropriado para mim ,que estou participando de uma entrevista via gravação em vídeo !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.